O nascimento dos action figures

O nascimento dos action figures: conheça o processo de desenvolvimento e fabricação das figuras de ação

A precisão e atenção aos detalhes que um action figure revela aos olhos quando está em um mostruário ou estante sempre chama a atenção. Como obras de arte contemporâneas, essas peças decorativas embelezam e dão personalidade para qualquer lugar que estiverem. 

No entanto, por debaixo de toda beleza, existe muito trabalho envolvido na criação delas, que vai desde os esboços até os bonecos colecionáveis em suas versões finais e acabadas. 

A seguir, vamos matar a sua curiosidade de como são feitos os actions figures, abordando todas as etapas de produção dos colecionáveis. Venha mergulhar neste mundo criativo e surpreendente com a gente!  

Etapa 1: Rascunho

Fonte: Canal Iron Studios

Aqui temos o trabalho conjunto de três profissionais responsáveis por criar, produzir e vender de fato o colecionável. Eles se reúnem para discutir as peças que serão produzidas sempre com base na demanda que o mercado exige. 

Se há uma série televisiva ou um filme que tem chamado a atenção da comunidade, eles possuem grandes chances de trazer retorno financeiro e ser um sucesso de vendas na forma de figuras de ação. 

Tendo em mente os personagens que estão “na boca do povo”, começam os primeiros rascunhos dos colecionáveis em questão, baseados em características identificáveis pelo público, sendo a maioria delas ligadas à linguagem corporal (postura, expressões faciais, gestos etc). 

Etapa 2: Produção dos moldes

Fonte: Canal Iron Studios

A partir daqui os desenhos que até então estavam apenas no papel começam a ganhar vida, mesmo que de forma bem simples e inacabada. Isso não significa que eles estão ruins ou não tem potencial para se transformarem em colecionáveis de alta qualidade no futuro. 

Aqui a argila ou a massa de modelar entram em cena para facilitar esse processo de transformação do desenho em um objeto físico e real no espaço.

Esses dois materiais logo são substituídos pelo silicone e pela cera, sendo esta última mais indicada por causa da facilidade que tem em se moldar e revelar mais detalhes das figuras de ação. 

Envio para a fábrica/artesão

Com os modelos pré-prontos, eles são enviados para uma fábrica para serem produzidos em escala com o auxílio de máquinas automatizadas ou, dependendo do tamanho do negócio e dos recursos disponíveis, ganham forma nas mãos de alguns modelistas profissionais que ficam responsáveis por esta e outras etapas de produção.

Finalização

A partir daqui os colecionáveis recebem um molde de metal que vai ser preenchido por plástico. Ele costuma variar entre PVC, material resistente a choques, fungos e outros microorganismos ou vinil, conhecido pela sua flexibilidade e versatilidade.

Ambos são derretidos e usados para preencher o molde de metal. Terminado esse processo, chegamos à última etapa que consiste na pintura dos colecionáveis com “máscaras vazadas”. Elas permitem que o artista possa personalizar a figura de ação ponto a ponto, diferenciando a cor da pele das roupas e acessórios, por exemplo. 

Gostou de descobrir como as figuras de ação são produzidas? Então aproveite para conferir outros artigos como este sobre curiosidades, dicas e temas interessantes da cultura nerd e geek. 

Mais posts
Castlevania | História da linha temporal | 2

Castlevania III: Dracula’s Curse Plataforma: Nintendo (NES) Lançamento: 1989 Ano Plot: 1476 Gameplay Gameplay clássico da série. Sidescroller, sub-weapons, uso Read more

Dicas para iniciantes em Animal Crossing – New Horizons

Gosta de Animal Crossing ou quer conhecer? Ouça o nosso podcast sobre Animal Crossing - New Leaf, um jogo mais Read more

Geekoffee Burger & Beer | São Paulo

O Geekoffee Burger & Beer foi criado com a proposta de oferecer hambúrgueres, cafés e shakes gostosos, atendimento personalizado e Read more

Requisitos de Dragon Age: Inquisition

Conheça mais sobre os jogos da franquia Dragon Age Dragon Age: Inquisition é um jogo de RPG de ação desenvolvido Read more

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.