O desenvolvimento de Wolfenstein 3D

Ouça o nosso podcast sobre Wolfenstein, onde contamos a história de seu desenvolvimento, comentamos o lore e as mecânicas da franquia!

Todos os posts sobre Wolfenstein

A criação de Wolfenstein 3D – id Software

Uma noite, John Carmack, John Romero, Adrian Carmack e Tom Hall estavam sentados discutindo ideias para um novo jogo. Até aí, eles já haviam desenvolvido o primeiro Dangerous Dave, Commander Keen, Hovertank 3D e Catacomb 3D dentro da Softdisk primeiro, onde eles se conheceram, e depois na ID Software – empresa que eles co-fundaram em 1991 para fazer jogos. John Carmack, o programador, estava experimentando com o adaptative tile refresh, uma técnica na qual era possível atualizar rapidamente os frames de jogos como side-scrollers, minimizando a quantidade de vezes que a cena devesse ser recriada pelo computador.

John Carmack, Kevin Cloud, Adrian Carmack, John Romero, Tom Hall, e Jay Wilbur.

Após alguns brainstorms, Romero sugeriu que eles revisitassem Castle Wolfenstein (de 1981, da Muse Software) e o refizessem em 3D, trabalhando os mesmos aspectos do jogo base: Os guardas, a masmorra, procurar itens para passar de fase… Carmack e Tom Hall amaram a ideia, ainda mais quando lembraram que eles também passaram muito tempo jogando esse jogo no Apple II. Na hora de decidir o nome do novo jogo, eles ficaram surpresos ao descobrir que a Muse Software faliu sem ter registrado o nome Wolfenstein – daí eles decidiram usar o nome Wolfenstein 3D.

Wolfenstein 3D unia duas ideias: A violência e brutalidade de Romero e a jogabilidade rápida de Carmack. Ele foi publicado pela Apogee (Duke Nukem, Rise of the Triad) em forma de shareware (o jogador recebe uma parte do jogo, se gostar pode pagar para ter o jogo inteiro em seguida).

O jogador controla B.J. Blazkowicz, um espião americano em uma série de missões contra o exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

O jogo

O vídeo acima é do Marvox, que fez o canal em parceria com o blog Nostallgia Brasil. Ele já participou do podcast Bichos Geeks para falar sobre Wolfenstein!

O jogo é um fast-paced FPS. O jogador abre caminho matando o maior número de inimigos possível, e tudo com alto nível de violência. Há 4 armas diferentes adquiridas pela jornada: Uma faca, uma pistola, uma metralhadora e uma metralhadora giratória. Há também a contagem de pontuação por itens encontrados no cenário, seja derrubados pelos inimigos ou espalhados pelos corredores e até áreas secretas. Estas passagens são abertas ativando paredes falsas no cenário, e que geralmente liberam itens e pontos, mas também podem liberar níveis secretos inspirados em pac-man e até ao infame caso Aardwolf: Uma das passagens abre um labirinto com chefões, e no meio dela há uma mensagem te pedindo para ligar para a Apogee e dizer “aardwolf”. Era para um concurso que nunca foi concretizado, mas a Apogee recebeu ligações por muitos anos.

Inicialmente o jogo iria adotar algumas das mesmas mecânicas do Wolfenstein passado, com o jogador se disfarçando, rendendo soldados, escondendo corpos e se escondendo dos inimigos. Mas com medo de isso estragar o ritmo rápido do jogo, essas ideias foram deixadas de lado.

Wolfenstein 3D ganhou ports para diversas plataformas, incluindo Super Nintendo. Em uma adaptação bem serrilhada, não sofreu cortes apenas em sua qualidade, como na censura da violência do jogo e todos os símbolos ligados ao partido nazista, como o uso de suásticas e fotos de Hitler espalhados pelo cenário do jogo. As vozes foram traduzidas para o inglês e os cães viraram ratos.

Os Episódios de Wolfenstein 3D

O jogo é dividido em 6 episódios, e cada um tem uma missão diferente, indo de escapar do castelo Wolfenstein, assassinar Hitler, acabar com experimentos sobrenaturais do exército nazista, entre outros. Mas tudo é executado da mesma maneira, com cada episódio terminando numa batalha contra um boss. O primeiro episódio foi distribuído sob forma shareware: O jogador tinha acesso gratuito a uma pequena parte do jogo, e caso gostasse, poderia comprar o resto dele por U$40 da Apogee.

Episode 1: Escape from Castle Wolfenstein (Hans Grosse)

No episódio 1, B.J. foi capturado e preso no calabouço do castelo Wolfenstein, e seu objetivo é apenas escapar de lá. O boss desse episódio possui uma semelhança muito grande com o rosto do Doomguy, especialmente na versão do jogo para Mac.

Episode 2: Operation: Eisenfaust (Dr. Schabbs)

Se passa no castelo de Hollehammer (Hóllêhâmmá.) Após sua fuga, B.J. recebe a missão de frustrar com os planos da operação Eisenfaust, um plano secreto dos nazistas de montar um exército de super soldados zumbis.

Episode 3: Die, Fuhrer, Die! (Mecha Hitler e Hitler)

Como diz o próprio nome do episódio, B.J. deve invadir o bunker secreto onde Hitler está, acabar com seu grupo de cultistas e assassinar o Fuhrer.

Episode 4: Dark Secret (Otto Giftmacher)

Os episódios 4 a 6 são missões prequel as dos episódios passados. Aqui B.J. deve ir atrás de um general envolvido na criação de armas químicas. Nesse episódio, B.J. vai atrás do criador das armas antes de caçar o general.

Episode 5: Trail of the Madman (Gretel Grosse)

Nesse episódio, B.J. está dentro de um castelo (não o Wolfenstein) caçando por planos secretos dos nazistas.

Episode 6: Confrontation (general Fettgesicht)

No último episódio, B.J. finalmente vai atrás do general por trás das armas químicas e culmina em seu confronto e fim dos planos de uso das armas químicas dos nazistas.

Banimento

Na Alemanha, Wolfenstein 3D foi banido e proibido dentro do território nacional, já que além de todos símbolos, a música de abertura do jogo é Horst-Wessel-Lied, o hino do partido nazista. Tudo isso consiste em uma ofensa federal no território Alemão.

Todos os posts sobre Wolfenstein

Fontes

O livro Masters of Doom: How Two Guys Created and Empire and Transformed Pop Culture (ainda sem tradução)

Artigo mais detalhado sobre a fase secreta com os dizeres Aardwollf e o concurso que nunca foi concretizado

Ouça o nosso podcast sobre Wolfenstein, onde contamos a história de seu desenvolvimento, comentamos o lore e as mecânicas da franquia!

Mais posts
Podcast #6 – Wolfenstein

Falamos da franquia Wolfenstein desde Castle Wolfenstein e o Wolfenstein 3D até os mais novos Wolfenstein: New Order e Old Read more

Dragon’s Dogma | Desenvolvimento, história e o BBS

Durante o podcast de Dragon's Dogma, também falamos mais sobre nossas experiências, a história do jogo e da expansão Dark Read more

Diablo – Gameplay e Mecânicas

Conheça um pouco mais sobre o gameplay e as mecânicas de Diablo. Ouça também nosso podcast de Diablo, onde compartilhamos Read more

Bichos Geeks em outros podcasts e canais!

Veja aqui a primeira edição do nosso compilado de casts e participações Aperte o PLAY!, Game Studio #09 – Castlevania Read more

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.