Lore | História de Castlevania | 1

Ouça a parte um do podcast sobre Castlevania!

Todos os posts sobre Castlevania

Inspirações e desenvolvimento

Castlevania bebe da fonte de filmes de terror clássicos da Universal como Drácula, Frankenstein, A Múmia, entre outros. Todos da década de 50/60. Todo o seu clima, cenários e monstros são uma homenagem a estes filmes clássicos.

Durante os anos 80, os desenvolvedores não podiam colocar seus nomes reais nos jogos, então nos créditos apenas víamos seus pseudônimos. Somente anos mais tarde foram descobertos os nomes de algumas pessoas por trás do desenvolvimento do jogo:

Hitoshi Akamatsu – Diretor dos 3 primeiros jogos para NES. Pouco se sabe sobre ele, apenas que trabalhou também no jogo Snake’s Revenge, da série Metal Gear. Por volta dos anos 90 largou o cenário de desenvolvimento de jogos.

Kinuyo Yamashita – Compositora da trilha sonora do primeiro jogo da série, junto com Satoe Terashima. Era seu primeiro trabalho dentro da Konami, e acabou sendo uma das trilhas sonoras mais marcantes da história, é considerada um de seus trabalhos favoritos. Ela é responsável pela composição de trilhas como Vampire Killer e Wicked Child.

Existem outras pessoas não nomeadas no projeto, mas segundo Masahiro Ueno, diretor de Super Castlevania IV, a mesma equipe foi responsável pelos 3 primeiros jogos para NES.

Linha Temporal Principal

Lament of Innocence

Arte de Ayami Kojima

Plataforma: Playstation 2

Lançamento: 2003

Ano do plot: 1094

Gameplay

  • Seguindo a ideia de Symphony of the Night, Lament of Innocence é um jogo com um grande nível de exploração, sendo possível andar pelo castelo inteiro;
  • Inicialmente o jogador possui apenas o whip of alchemy, mas ao matar os chefes pelo jogo é possível desbloquear chicotes elementais (Flame Elemental, Thunder Elemental e Frost Elemental)
  • Desbloqueando os chicotes elementais, eles são usados para abrir caminho destruindo elementos do cenário, como estátuas;
  • O uso clássico das sub-weapons (cruz, água-benta, faca, machado) vem ao custo do uso de corações. Um elemento clássico da série;
  • As Orbs são itens especiais de drop de chefes e inimigos pelo castelo. Com diferentes efeitos, elas podem usar os corações também. Quando combinadas com certas sub-weapons, também podem potencializar seu dano;
  • O jogo não conta com pontos de exp ou level up. O upgrade de HP e MP se dá adquirindo itens especiais de HP e MP-up;
  • Por não contar com exp, as recompensas de batalha são poucas, por isso é possível escapar de diversas batalhas, não valendo muito o tempo gasto nelas;
  • O jogo também conta com uma lojinha (com Rinaldi) e itens de recuperação de energia consumíveis a qualquer momento;
  • Ao terminar o jogo é possível jogar com Joachim, um vampiro que se rebelou contra Walter; e Pumpkin, um boneco engraçadinho com cabeça de abóbora, que maneja um chicote no mesmo estilo de Leon.

História

O jogo mostra o início de tudo na linha temporal principal da série.

Lamment of Innocence se passa durante o século XI, onde diversos cavaleiros são contratados para defender a paz, a terra de seus senhores e até mesmo Deus, dos hereges. Leon Belmont e Mathias Cronqvist eram dois amigos em uma companhia de cavaleiros; o primeiro sendo um dos maiores cavaleiros já conhecido, com excelentes habilidades de combate, e o outro um excelente tático, com educação superior a qualquer outra pessoa de sua época.

Elisabetha Cronqvist

Um dia, a esposa de Mathias, Elisabetha, é morta por monstros comandados por um vampiro de um castelo próximo. Leon planejava uma retaliação contra aqueles monstros, mas a igreja tinha apenas como objetivo a caçada de hereges, frustrando o plano de Leon.

Um dia, Mathias retorna com informações de que Sara Trantoul, noiva de Leon, havia sido raptada e levada para o castelo do vampiro. Leon, sem saída e contrariando a igreja, deixa seu posto de barão para ir atrás de sua esposa.

No caminho ele encontra Rinaldo Gandolfi, um velho alquimista que também tinha assuntos pendentes com Walter Bernhard – o vampiro lorde do castelo local, que havia raptado e vampirizado sua filha.

Walter autoriza Rinaldo a ajudar todo e qualquer aventureiro que se atreva a entrar no castelo. Então Rinaldo oferece a Leon o Alchemist Whip, um chicote com características mágicas que é eficaz contra os monstros do castelo.

O objetivo principal é derrotar os 5 guardiões do castelo para chegar a Walter e impedir seu plano de se tornar imortal. Para isso, ele teria de unir a Ebony Stone, uma pedra poderosa que mantinha a região do castelo em uma noite eterna, com a Crimson Stone (capaz de armazenar a alma de um vampiro e dar ao seu portador imenso poder), e assim criar a Philosopher’s Stone.

Em sua busca por Sara, Leon encontra Walter apenas para descobrir que seu chicote não serve de nada contra os poderes do vampiro. Apesar disso, Walter solta Sara, alegando que ela não lhe servia de mais nada. Leon e Sara retornam até Rinaldi apenas para descobrir que ela possuía duas marcas em seu pescoço: Ela foi vampirizada e tinha uma parte da alma de Walter dentro dela. A única solução seria matá-la. Sara se oferece para sacrifício, e assim, a parte da alma de Walter que se encontrava com Sara se funde com o chicote, criando o Vampire Killer, arma icônica da franquia, e única capaz de ferir vampiros.

Mathias Cronqvist

Leon retorna para o castelo tomado pela sede de vingança, e finalmente derrota Walter.

Mathias consome a alma de Walter e adquire a imortalidade, tornando-se também um vampiro. Seu plano de renunciar a Deus (e trair Leon) já estava se desenrolando desde a morte de sua esposa, Elisabetha. Ele foi a grande mente por trás de tudo, tendo manipulado Leon, Rinaldi e até Walter para lhe arranjarem a Crimson Stone.

Mathias oferece parte dessa imortalidade para Leon, já que os dois haviam perdido as pessoas mais queridas que tinham. Mas Leon decide manter a palavra que deu a Sara e recusa essa oferta. Mathis deixa, então, que a Morte se encarregue de acabar com Leon.

Leon sai vitorioso e jura que passará a Vampire Killer para seus descendentes, em uma batalha infinita contra Mathias e a escuridão.

Mathias acaba fugindo para outras terras e muda seu nome para Dracula Vlad Tepes, se auto-intitulando Lorde dos Vampiros e Senhor da Escuridão.

Destino

Por volta do século XV, Dracula acabou conhecendo uma humana chamada Lisa e acaba se apaixonando completamente por ela. O motivo: Ela era exatamente parecida com Elisabetha, sua antiga noiva. De sua união, nasceu Adrian Farenheights Tepes.

Adrian herdou parte dos poderes e da força de seu pai, mas por ser filho de uma humana, seus poderes nunca chegariam aos pés dos de Drácula.

Retrato de Lisa, Adrian e Drácula. Arte de Kloysius feita para a série Castlevania, no Netflix

Era uma época onde uma epidemia castigava aquela região, e Lisa ajudava as pessoas afetadas criando remédios. Mas como era época de caça as bruxas, Lisa acabou sendo julgada e executada como bruxa.

Adrian estava ao seu lado durante todo o evento e acabou presenciando a morte da mãe com suas últimas palavras, pedindo para que ele não odiasse os humanos.

“Do not hate humans. If you cannot live with them, then at least do them no harm, for theirs is already a hard lot.”

Drácula acabou chegando tarde para salvar Lisa e jurou vingança contra todos os humanos desde então. Adrian, ao perceber as intenções e o ódio de seu pai, decidiu se afastar e destruir seu exército demoníaco. Então adotou o nome de Alucard, o nome de seu pai ao contrário, para representar o oposto de seus ideais contra os humanos.

Confira a parte 2 da história linear de Castlevania.

Ouça a parte um do podcast sobre Castlevania!

Todos os posts sobre Castlevania

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.