Dungeon of the Endless Logo

Dungeon of the Endless – Review

Roguelikes e Tower Defenses são dois estilos de jogos que te forçam a lidar com as cinco fases do luto na hora do game over: A negação ao ver tudo o que você construiu desmoronando; a raiva de pensar em ter de começar tudo de novo; a negociação em pensar em uma nova estratégia prometendo não cometer o mesmo erro novamente; a depressão na tela de início ao clicar no New Game e pensar no jogo perfeito que tinha anteriormente e no caminho que terá que andar de novo; e a aceitação de ter que dar novamente os primeiros passos e notar que está se divertindo apesar de tudo.

Com Dungeon of the Endless não é diferente, já que ele possui elementos de jogos Roguelike, com suas fases sendo geradas randomicamente, e Tower Defense, com a criação de unidades para proteger um único ponto das ondas de inimigos, e o elemento em comum entre os dois é que, uma vez game over, é game over mesmo, a única coisa que resta é passar pelas cinco fases do luto e começar tudo de novo.

Dungeon of the Endless Torres e Defesa
Os inimigos podem vir de todos os lados. Somente os fortes sobrevivem nesse Rogue-Defense

Dungeon of the Endless conta com outros elementos como o permadeath dos personagens, um grande arsenal de itens para seus heróis, o sistema de upgrade dos heróis e das torres de defesa, tudo misturado em gráficos em pixel art extremamente charmosos.

O jogo começa quando a nave de colônia penal Success está sendo atacada, 2 tripulantes entram em um escape pod e caem próximos a uma dungeon cheia de alienígenas em um planeta que já foi habitado, e a única chance de escapatória para a superfície é levar o cristal gerador de energia do escape pod para alimentar o elevador.

Seleção de Personagens Dungeon of the Endless
O Escape Pod inicial e todos os personagens selecionáveis. O jogo conta ali com as dificudades “Easy” e “Too Easy” mas não se engane, o jogo ainda assim apresenta uma boa dificuldade.

Como disse anteriormente, inicialmente são 2 heróis (dentre 4 iniciais) a escolher para entrar na Dungeon. Mas é possível encontrar os outros 2 e formar uma party com 4 heróis, e destravar mais 12 durante a dungeon. Cada herói possui seu set de skills, equipamentos e background. Um elemento muito interessante é que certos heróis podem construir um relacionamento através de diálogos no elevador entre os andares. Esses relacionamentos não só adicionam ainda mais para o universo do jogo como podem melhorar os stats dos personagens no final de cada linha de diálogo.

A parte do Tower Defense do jogo se revela na proteção do cristal dos alienígenas. Pra facilitar o trabalho dos heróis e não ter que ficar correndo com eles pra cima e pra baixo para defender o cristal, é possível criar unidades de defesa e upgrade nas salas. Torres laser, geradores de vida para os personagens, torre para melhoria de stats e outras, ajudam a acabar com a onda de inimigos que querem te dar um game over ao destruir o cristal.

Ataque do Cristal Dungeon of the Endless
Quando os inimigos conseguem chegar no cristal, realmente é uma boa hora para entrar em pânico e pensar rápido para que o estrago não seja muito grande.

Dentro da dungeon, a mecânica principal é em turnos. Cada porta aberta para uma nova sala gera um turno, e a cada turno o inferno começa, com ondas e mais ondas de inimigos querendo acabar com a graça do jogo que você fez até então. Abrir as portas para achar a saída do andar é uma tarefa que pode parecer simples, mas para pegar o cristal e levar à saída é quando o bicho pega. Com ondas infinitas de inimigos essa tarefa acaba não sendo tão fácil, e perder um herói no processo acaba sendo habitual.

Com um fator de replay altíssimo (ao menos até cansar de apanhar tanto), Dungeon of the Endless é um jogo que premia aquele que se adapta melhor a mudanças e a novas estratégias dos andares a cada jogada.

Mais posts
Avernum: Escape from the Pit | Review

Desenvolvimento Os Avernum são jogos de RPG com bastante texto e exploração, e um combate tático baseado em AP/Action Points Read more

Recomendações Rápidas por Marcos Tirso

Confira 5 recomendações rápidas de jogos para ficar de olho na Steam! Valkyria Chronicles Valkyria Chronicles é um fantástico jogo Read more

Bichos Geeks em outros podcasts e canais!

Veja aqui a primeira edição do nosso compilado de casts e participações Aperte o PLAY!, Game Studio #09 – Castlevania Read more

Organ Trail: Director’s Cut | Review

Organ Trail é um jogo de sobrevivência com tema zumbi e gráficos retrô que parodia um jogo educacional antigo. Ele Read more

Dungeon of the Endless

R$21,99
7.3

Gráficos

7.0/10

História

6.0/10

Jogabilidade

8.5/10

Som

7.5/10

Prós

  • Fator replay alto
  • Inovação vinda de dois estilos de jogos bem conhecidos
  • Muita coisa para desbloquear

Contras

  • Uma hora você vai cansar de apanhar tanto e quase nunca conseguir chegar no final

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.