Para que serve o SPECIAL em Fallout Shelter?

SPECIAL é o acrônimo dos atributos de personagem nos jogos e universo Fallout. No Fallout Shelter eles influenciam a eficiência de cada personagem em cada tipo de sala, assim como influenciam no combate e exploração da wasteland.

Treinando mais rápido

Seus vault dwellers podem aumentar cada um dos stats em salas específicas de treinamento. Além dos upgrades nas salas há outras coisas que diminuem o tempo de treinamento para cada atributo: Colocar o máximo de dwellers na sala treinando juntos e manter a felicidade geral da vault o mais alta possível.

Strength / Força

  • É o atributo primário do power generator nuclear reactor, sendo treinado na weight room;
  • Aumenta o dano a inimigos;
  • Maior chance de sucesso para abrir locker/containers trancados durante a exploração.

Perception / Percepção

  • O atributo primário do Water treatment Water purification, sendo treinada no armory;
  • A animação do ícone de ataque crítico (que aparece nos inimigos durante as quests) fica mais lenta;
  • Aumenta o número de encontros de locais durante a exploração.

Endurance / Resistência

  • O atributo primário do nuka-cola bottler, sendo treinado na fitness room;
  • Determina o número de pontos de vida que um dweller ganha quando passa de nível. Sendo assim, um personagem que treinou até o nível máximo no nível 1 terá mais pontos de vida no futuro do que um que só começou a treinar endurance depois. Roupas também influenciam no numero de pontos de vida recebidos por nível;
  • A melhor roupa para endurance, por enquanto, é a heavy wasteland gear (+7 pontos);
  • Com 11+ pontos de endurance, o dweller fica imune a radiação durante as explorações da wasteland.

Charisma / Carisma

  • O atributo primário do radio studio e living quarters, sendo treinado no lounge;
  • Aumenta a chance de sucesso dos encontros automáticos com pessoas, durante a exploração da wasteland;
  • Quanto maior a soma do carisma nos living quarters, mais rápido os casais se apaixonam.

Intelligence / Inteligência

  • O atributo primário do medbays e science labs, sendo treinado na classroom;
  • Também influencia no sucesso de encontros automáticos durante a exploração – com pessoas feridas e alguns tipos de inimigos;
  • Maior chance de encontrar Stimpaks e RadAways durante a exploração.

Agility / Agilidade

  • O atributo primário do diner e garden, sendo treinado na athletics room;
  • Determina quantos tiros seu personagem dá durante os ataques;
  • Determina quanto dano você toma quando fugir de um combate.

Luck / Sorte

  • Treinada na game room;
  • Aumenta a chance de cada produção gerar, além de recursos (água, energia, comida, stimpaks, etc), uma quantidade extra de dinheiro / bottlecaps;
  • Aumenta a chance de encontrar itens na exploração da wasteland e nas quests e a raridade dos itens;
  • Aumenta a frequência de aparecimento do ícone para ataques críticos;
  • A soma de luck numa sala diminui a chance do rush falhar.

Fontes

IGN

Fallout wiki

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