Como instalar mods

O que são Mods?

Da palavra modificação, mods são alterações feitas no código de um game que podem alterar fatores como skins, qualidade dos gráficos, dificuldade do jogo, adicionar mais itens e habilidades, ou, enfim, tudo que um desenvolvedor desejar e conseguir inserir no game. Usamos mods aqui no contexto de jogos, mas o termo pode ser aplicado para modificações em qualquer coisa.

Empresas como a Valve, Bethesda, id Software e Mojang, por exemplo, fomentam bastante a comunidade de modders (como são conhecidos os desenvolvedores) e disponibilizam ferramentas e tutoriais para que todos aprendam a modificar os jogos delas.

O conteúdo personalizado (ou “cc”) do The Sims é um exemplo de mod, desde o primeiro jogo. O Counter-Strike também nasceu como uma modificação multiplayer de Half-Life, e fez tanto sucesso entre os compradores do jogo original que virou uma franquia maior.

Como instalar mods

Cada mod e cada jogo podem ser instalados de maneiras infinitamente diferentes. Há ferramentas que tornam o processo mais fácil e automatizado, como o Steam Workshop e o Nexus. Algumas dicas gerais:

  • Leia atentamente a descrição dos mods. Geralmente todo este material é produzido em inglês. Há informações não só sobre a instalação, mas sobre possíveis incompatibilidades do mod;
  • Conflitos por incompatibilidade, bugs e falta de atualizações podem causar problemas irreversíveis no seu jogo, corromper saves, etc;
  • Por precaução, é recomendado ter sempre um backup “vanilla” (sem mods) de, no mínimo, a sua pasta de saves. Isso depende do jogo. Se o jogo quebrar, você tem um jogo “limpo” para voltar;
  • Tenha uma lista dos mods usados em seu jogo. O Steam Workshop e o Nexus Mod Manager ajudam nisso;
  • Desinstalar um jogo com mods e voltar a jogá-lo sem instalar a lista novamente pode gerar desde pequenos bugs até corromper seu save.

Onde encontrar mods

Steam

Possuindo uma conta e o jogo no Steam, você pode acessar o catálogo de mods do Steam Workshop e visualizar os jogos suportados pela plataforma. Organize-os pelo seu tempo de jogo para ver a lista dos seus games principais no workshop. Clique em Subscribe no mod desejado para adicioná-lo ao seu jogo.

O que são ENBs?

Talvez você encontre ENB ou ENBSeries entre as categorias de mods. Eles são uma categoria de mods criada por Boris Voronstsov que faz diversas modificações à qualidade gráfica de jogos e permitem a customização destas opções ao jogador. Eles ficaram bem populares em Skyrim e, dependendo de como configurados, costumam exigir muito mais processamento da máquina do que um jogo “vanilla”.

Nexus

Acessando o Nexus Mods você pode tanto instalar o Nexus Mod Manager, que funciona como um gerenciador de downloads que baixa, instala e categoriza os mods de todos os seus jogos, ou você poe baixar e instalar mods manualmente usando o botão Download (Manual) no canto direito da tela. Neste caso é imprescindível ler a descrição do que você deseja baixar, pois o processo geralmente envolve substituir arquivos nas pastas do jogo (faça sempre backups!)

Alguns mods podem ser instalados apenas manualmente, e o Nexus costuma ter um catálogo de mods maior que o Steam Workshop para todos os jogos.

Confira todas as abas acima da descrição do mod: A área de Posts e Bugs podem possuir avisos sobre possíveis problemas e/ou como corrigi-los.

Track te envia notícias de atualização do mod, e Endorse é como um “like,” o que ajuda a estabelecer quais mods são mais populares e tem mais qualidade.

No site dos próprios desenvolvedores

Outra opção bem auto-explicativa é encontrar os mods em fóruns ou sites específicos. Um exemplo é o AwesomeMod, para o The Sims 3.

Jogos como Minecraft também pedem ferramentas específicas para a instalação de mods, que são o Minecraft Forge e o ModLoader.

About Doninha S.

A Doninha gosta de cavucar os detalhezinhos de jogos variados e vir escrever dicas para os leitores do Bichos Geeks.
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.