Review | O universo Dark & Day

Trombei com Dark & Day sem nem saber o que era: Procurava referências de design de personagem no Pinterest e achei um design do qual gostei bastante e salvei como referência. Na época eu não sabia se a ilustração era uma fanart (a arte é oficial!) ou se havia alguma história por trás dela.

Arte de njoo

Passados alguns anos, reencontrei a ilustração numa página de Facebook e descobri a história de Dark & Day: Criação de Israel Grey, a obra conta a história de uma Terra futurista perpetuamente dividida e estagnada entre dia e noite – Os Enders favorecem a ciência e a tecnologia, vivendo num estado constante de noite; enquanto os habitantes do Dia favorecem a espiritualidade, natureza e magia. Há também os Terralunans, membros de uma sociedade na lua que regula e observa os comportamentos terráqueos.

Os livros

Os 4 livros e comics da franquia foram financiados no Kickstarter em 2015 e todo o material está apenas em inglês, por enquanto. A obra conta com as belíssimas ilustrações de Andrew Hou (ou njoo), Lianna Tai e Tyler Edlin, além da equipe Outland Entertainment, que toma conta dos quadrinhos.

Então ao acaso caí num giveaway na página deles e foi uma tremenda surpresa receber todas estas coisas! São os três primeiros livros, os marca páginas, adesivos de todos os personagens e cartões postais de cada reino fictício do universo.

A história

Anunciado como uma “aventura que mistura Star Wars e Harry Potter,” os romances têm elementos de fantasia mágica, ficção científica e os gêneros -punk, lidando com temas como espiritualidade, tecnologia avançada (incluindo temas bem específicos como próteses, inteligência artificial, nano e biotecnologia), política e filosofia. Lembrei também do Arcanum: Of Steamworks and Magick Obscura (RPG referência dos fãs do gênero steampunk), vendo paralelos na maneira como ambos representam o equilíbrio entre magia e tecnologia.

Virei algumas noites lendo os livros e, no geral, gostei da série! O protagonista é Jono, um Ender de 11 anos cujo amadurecimento é muito bem retratado ao longo de suas aventuras. O garoto vive numa área remota da Noite e tem uma condição que torna seus pulmões extremamente frágeis: Tudo isso pode ser tratado, mas apenas na capital da Noite, para onde meninos e meninas vão estudar e se juntar às forças armadas dos Enders.

Temos Grail, o comandante/diretor da escola da capital (que faz um papel de conselheiro semelhante a Dumbledore – um Dumbledore de braços mecânicos e tremenda força física), Keiko (a melhor amiga do protagonista e expert na construção de robôs), os outros professores da escola, os líderes de cada reino… É difícil escolher os nossos personagens prediletos nesta série.

Leitura imersiva

Os personagens são críveis e despertam nossa empatia, por vezes tendo seus próprios capítulos, que mostram suas perspectivas dentro daquele mundo. O terceiro livro tem um capítulo memorável em que uma habitante do Dia encontra-se em um bosque artificial na capital da Noite, Eies, desesperada por um sinal divino que reafirme sua fé. Para mim esta cena representa o sinistro, belo contraste entre os dois reinos.

Também respirei com alívio ao não me notar entediada por clichês/tropes como triângulos amorosos dramáticos ou personagens imaturos demais, – minha cisma não é com os tropes em si, mas como a representação deles em algumas histórias quebra minha imersão ou me passa a impressão de algo mecânico, repetitivo e com o qual não tenho informação suficiente para me importar ou sentir empatia pelos personagens. Dark & Day, porém, ficou por fora. Caso você tenha se identificado com o desabafo, pode ler à vontade.

SPOILERS dos 3 livros daqui para a frente!

Os Enders enfrentam uma organização terrorista conhecida como os Tombs (Túmulos). Eles defendem uma interpretação alternativa de textos religiosos na qual o fim do mundo é inevitável e deve acontecer no momento em que se passa a história. Eles não têm escrúpulos em cometer genocídio para satisfazer seus fins fatalistas e fanáticos, mas, por algum motivo, ainda assim são capazes de recrutar e atrair indivíduos de toda a Terra. Isso claramente me remeteu ao ISIS e às discussões contemporâneas sobre terrorismo.

Os poderes da propaganda, patriotismo e vigilância também são explorados e apresentam vários dilemas éticos: Nações inteiras se armam para a guerra por causa de boatos ou alarmes falsos, pois passaram as vidas consumindo propaganda negativa sobre o outro lado do mundo. Outro tema extremamente relevante, em tempos de fake news, notícias do zap e afins.

Outra menção interessante é a Pox: Uma força assustadora, misteriosa e destrutiva que ainda precisa ser decifrada pelos terráqueos.

Finalizando

Usei e vi usarem várias referências a Harry Potter, Tolkien e Final Fantasy (A Celeste, de uma das ilustrações acima, é basicamente um Chocobo) para explicar o que é Dark & Day, mas é bom enfatizar como o livro funciona independente de outras comparações, trazendo um universo maravilhosamente ilustrado e uma leitura contemporânea repleta de personagens capazes de despertar empatia e reflexão. Estou muito feliz por ter trombado com os livros e aguardo ansiosamente o quarto volume.

Dark & Day

Autor: Jacob Israel Grey

Gênero: Jovem Adultos (YA) / fantasia

Categoria: Steampunk, -punk, ciência fantástica, magia

Idioma: Por enquanto, só em inglês

Mais posts
8 Jogos Cancelados que Tinham Potencial

Esses 8 jogos não tiveram nem a chance de ver a luz do dia, mas tinham o potencial de marcar Read more

Jogos Cancelados do Megaman

  Após o lançamento de Megaman 10, o robozinho azul da Capcom nunca mais foi o mesmo. Eram jogos e Read more

7 Piores Remakes/Atualizações de Jogos Clássicos

Os jogos desta lista são de entristescer. Confira os piores remakes e atualizações de jogos clássicos que saíram nos últimos Read more

Mega Mitologia – Os Chefes do Megaman Clássico e a Mitologia

Confira a origem, a história e outras curiosidades históricas, da origem de alguns chefes do Megaman Clássico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.