Bonbon Cakery – Review

Bonbon Cakery: Doceria virtual, gula real

Bonbon Cakery é um simulador de doceria da desenvolvedora japonesa Kairosoft (do Game Dev Story!), conhecida por seus jogos de simulação mobile focados em gerenciamento de spas, cidades, times de futebol, restaurantes e até navios piratas. Acho todos os jogos bem cativantes e bonitinhos, e todos apresentam o mesmo estilo, como se acontecessem no mesmo universo. Vamos para a doceria:

As Receitas – Pratos, bases e ingredientes

Sua loja começa humilde, quase sem dinheiro, funcionários e prateleiras. Cabe a você começar a criar as primeiras receitas de doces, colocá-las à venda e torcer para o público gostar. Você escolhe um modelo de prato para montar a sobremesa em cima, uma base (gelatina ou uma massa de bolo simples, por exemplo) e combina os ingredientes que tiver até descobrir novas delícias. Vale também olhar a wiki e descobrir todas as combinações de uma vez, ué. Não é trapaça se você fingir que a wiki é um livro de receitas.

Bonbon Cakery - a interface

Há mais de 20 receitas que podem ser criadas a partir da combinação de mais de 60 ingredientes, que também servem para fazer combos. Você desbloqueia ingredientes novos agradando os seus clientes. Já os combos dão uma pontuação maior para as suas receitas prontas, e uma pontuação alta em um doce significa que mais gente estará interessada em comprá-lo, ao ponto de clientes realmente interessados fazerem pilhas ridículas com uma dúzia de doces para levar ao caixa (provavelmente é o que eu faria na Cacau Show, se tivesse dinheiro infinito.)

Você tem morangos, calda de chocolate, matcha, avelâs, anko (aquela pasta japonesa de feijão azuki), café, canudos de biscoito… E combina essas coisas com as receitas base (bolo simples de chocolate ou gelatina, por exemplo) para criar pratos mais complexos. Existe um prato monstruoso chamado Choco Torte, que é um Behemoth criado com um prato grande + bolinho de chocolate + 3 outros itens de chocolate. Uma overdose de cacau.

bonbon cakery receitas
O score da receita é atualizado a cada ingrediente novo adicionado. Seus ingredientes também ganham níveis quando uma grande quantidade deles é comprada pelos clientes!

Sua Equipe

Você pode contratar e treinar funcionários, que têm 3 funções: Dar boosts em suas receitas (aumentar a quantidade de pontos delas, deixá-las mais doces, tirar calorias do prato final, etc), trabalhar no atendimento dos clientes + restoque das prateleiras e trabalhar na cozinha. 3 atributos interferem em como seus funcionários realizarão tais funções: Prep, Speed e Stock. Planejar de antemão o que cada funcionário fará e distribuir bem o treinamento de todos eles é bem importante com o passar do jogo.

Prep. dita a potência dos boosts dos seus funcionários, então, por exemplo, se você usa muito um funcionário para finalizar um prato, é bom que ele(a) tenha um atributo de prep. alto.

bonbon cakery staff
Sua staff atendendo os clientes (e suas pilhas ridículas de doces), preparando mais doces e fazendo a estocagem.

A Clientela

Há dezenas de clientes em Bonbon Cakery, cujos nomes fazem referências engraçadinhas a pratos e celebridades famosas. Você vai desbloqueando novos frequentadores à medida em que fizer campanhas de promoção para a sua doceria. Cada um deles prefere tipos de doces específicos, e quanto mais perto seus doces estiverem dos gostos deles, mais eles gastarão na sua loja. E por que querer que eles gastem em sua loja? Não é só pelo dinheiro! É que esses clientes tem níveis que aumentam quando eles gostam dos doces, e no nível 2, 5, 10 e 30 cada um deles te dá um prêmio – Ingredientes novos, moedas, mais pontos para fazer receitas, etc.

Vendas Delivery

truck sales bonbon cakery
Já teve vontade de largar tudo e investir num foodtruck? Você pode testar aqui se essa vida é para você mesmo.

Após um tempo de jogo você terá um caminhão de vendas delivery à sua disposição. É possível escolher o destino dele, quantas horas ele passará realizando as vendas, a estratégia de venda, equipamentos (que aumentam o estoque de itens que você pode trazer para a doceria, ou deixam o caminhão mais atraente para a clientela, etc) e as receitas que serão vendidas. É um modo de jogo típico de jogos casuais, onde você deixa o jogo trabalhando para você nas horas em que você está longe do celular.

Concursos, desafios, um laboratório, e mais!

Há mais modos de jogo em Bonbon Cakery:

  • Concursos: Há concursos para as melhores receitas mais doces, mais amargas, mais quentes… E até as (literalmente) mais altas, com o máximo de ingredientes que você conseguir empilhar nela!
  • Desafios (Hall of fame): Um número específico de clientes vai aparecer com gostos especiais, e você tem pouquíssimos ingredientes para satisfazer a todos. Conseguindo terminar o desafio, você ganha moedas e ingredientes.
  • Laboratório: É um mini-game que ativa uma máquina capaz de alterar os stats de suas receitas. Não acho uma característica essencial do jogo, mas pode servir para tornar uma receita melhor para um concurso, por exemplo.
  • Você pode escolher a aparência do seu protagonista. Um detalhe pequeno, mas bacana, e faz sentido na porção online do jogo:
    • Dá para adicionar amigos online e eles visitarão sua doceria randomicamente para comprar coisas. Você também pode visitar a doceria deles quando quiser e até comprar as receitas deles para vender na sua doceria.
  • O jogo também funciona num sistema de estações (conhecido para quem jogou alguma outra coisa da Kairosoft), só que estas estações ditam quais são as receitas mais populares ou até rejeitadas da vez, e cabe a você criar uma estratégia adequada para que seus doces sejam aceitos todos os meses.

A trilha sonora é fofa e não é enjoativa para mim. Até gosto de jogar sem “mutar” os sons, pois já associo o audio desse jogo com “it is relaxing time!!!,” ahaha. No mais, os gráficos também têm a qualidade esperada da Kairosoft, com várias animações “inúteis” (os cozinheiros sovando a massa, a maneira como os clientes comem os doces, as chuvas e todo mundo sacando os guarda chuvas na rua, etc) que não tem função no jogo em si, mas que contribuem para construir um cenário cheio de vida.

Com tudo isso… é pay to win, né?

Segura na minha pata, irmã(o). Não é pay to win! Ele tem uma opção para comprar tickets com dinheiro real, mas estes são distribuídos gratuitamente diariamente e em eventos in-game. Você não vai sentir a necessidade de pagar nada pelo jogo, muito menos será punido por não pagar. Jogo por 1-2 minutos ao dia há aproximadamente um ano e nunca precisei ou quis comprar coisas com dinheiro real. Bonbon Cakery não te pune por você não querer jogar dinheiro na sua tela.

Vale a pena?

yule log
Yule Log: Vem pra mim, tronquinho delicioso. (sim, isso é um doce.)

Vale a pena. E vai te dar vontade real de comer todos aqueles doces. Eu só senti um desejo tão grande quanto ao dos Yule Logs desse jogo quando via os pratinhos de comida do The Sims 1 (era tudo tão colorido e com cara de nutritivo que despertava a larica interior.) É um jogo viciante e fofo, e o mais importante para mim é que ele te dá liberdade total para escolher passar alguns segundos por dia organizando tudo ou até horas, se assim desejar, e nunca te pune por falta ou excesso de investimento de tempo e/ou dinheiro no jogo. Tudo isso combinado dá numa receita de jogo casual essencial para os amantes de simuladores e jogos sobre gerenciamento.

Tiro uns pontos de jogabilidade e mecânica do jogo por causa de bugs: Por exemplo, passamos um bom tempo com os valores de “textura” e “doçura” de cada receita invertidos, e isso afetou bastante o gameplay da comunidade até o erro ser descoberto. As versões ocidentais do jogo também recebem poucas atualizações e correções. Ainda assim, nada tornou o Bonbon não jogável para mim.

Não listamos aqui tudo que pode ser feito no jogo para não carregar a review, mas ele é um dos simuladores mais diferentes da Kairosoft, pois além de ser o primeiro a não ter aquele botão direcional típico dos outros jogos da empresa na interface, ele também oferece um end-game desafiante e complexo nos concursos, que exigem características misteriosas e precisas para suas receitas, que até hoje (depois de um ano do lançamento), a comunidade ainda não conseguiu decifrar.

Por fim, gravamos um gameplay rapidinho do Cakery na page dos Bichos Geeks, para quem quiser conferir!

Bonbon Cakery – Vício mobile dos Bichos GeeksQual é o jogo mobile víciante que acompanha vocês atualmente? ☕

O nosso é o Bonbon Cakery, da Kairosoft Co.,Ltd, conhecida pelo Game Dev Story e outros simuladores super fofos.

Trilha sonora: “Kawai Kitsune” Kevin MacLeod (incompetech.com)

Posted by Bichos Geeks on Friday, June 3, 2016

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

About Juliane Hernandes Barone

Oi! Pode me chamar de Cabrita ou Ane. Sou ilustradora freelancer e co-fundadora do Bichos Geeks, que é tipo o meu filhote. Posto minhas ilustrações neste outro site.

Bonbon Cakery

Gratuito!
Bonbon Cakery
9.66666666667

Jogabilidade e mecânicas

9/10

    Gráficos (para a proposta de um jogo casual)

    10/10

      Audio (para a proposta de um jogo casual)

      10/10

        Prós

        • O jogo pode ser simples ou bem complexo e desafiante (nos concursos e Hall of Fame), tudo depende do modo como você quer jogar!
        • Não te pune por não querer investir tempo ou dinheiro no jogo. Você joga no ritmo que quiser
        • Animações detalhadas e cheias de vida, assim como receitas que ddespertam a larica interior
        • Você pode visitar as docerias dos(as) amigos(as) e até comprar doces deles para vender no seu estabelecimento!

        Contras

        • Bugs e atualizações: Os jogos ocidentais da Kairo não recebem muita atenção nesse quesito. Tenho um bug chato na lista de amigos me incomodando há meses, e sei que o jogo vai continuar assim por um bom tempo (isso SE o bug chegar a ser eliminado.)

        Comente

        O seu endereço de e-mail não será publicado.