Eye of the Beholder

O que são Dungeon Crawlers?

Dungeon Crawlers são jogos do gênero de RPG onde o jogador deve explorar vastas dungeons à procura de recompensas, ou para a resolução de quests. Alguns jogos podem conter diversas dungeons diferentes, ou contar com apenas uma grande dungeon.

O nome e o cenário vem do próprio RPG de mesa. Esses cenários são bem menos complexos e não precisam de uma história muito profunda para o mestre, resultando em uma aventura bem simples e cheia de batalhas.

A imagem que abre o post é do jogo Eye of the Beholder, um dos jogos clássicos do estilo pertencente a série Dungeons & Dragons

Diablo

diablo 3 para playstation

Diablo é um roguelike e um dungeon crawler, simples assim. O jogo consiste em uma dungeon extensa dividida em andares, e a cada 5 andares o cenário e os inimigos mudam, ficando mais fortes. Por conter apenas um hub (a cidade de Tristram) e uma dungeon extensa, ele é um dungeon crawler simples e bem recompensador. Ouça nosso podcast de Diablo para saber mais sobre a jogabilidade.

Legend of Grimrock

Legend of Grimrock

Legend of Grimrock busca a essência de dungeon crawlers mais antigos para computador. Aqui o jogador controla 4 aventureiros, condenados e atirados na dungeon de Grimrock, e o objetivo é conseguir fugir dessa dungeon cheia de monstros e armadilhas das quais ninguém nunca conseguiu fugir antes. Os ataques e interação com itens e o próprio cenário é feito com um simples clique do mouse. Jogo indie bem divertido com uma dose de desafio bem alta. Já se encontra em seu segundo capítulo, com mais monstros e áreas para explorar.

Etrian Odyssey (série)

Etrian Odyssey Untold 2 para Nintendo 3DS

Etrian Odyssey é uma franquia que começou no Nintendo DS, publicada pela Atlus. O jogo dispõe de diversas classes, que variam em cada edição do jogo, indo desde o mais básico cavaleiro, até classes que requerem o uso de armas de fogo. E a exploração das dungeons não se baseia apenas em encontros randômicos e batalhas difíceis: O jogador também precisa desenhar o mapa na tela de toque do videogame para não se perder ou cair em armadilhas que lhe causem dano. O jogo também conta com a trilha sonora de Yuzo Koshiro para embalar a exploração.

Dark Souls

dark-souls

A série Souls (incluindo o Bloodborne) também são exemplos de dungeon crawlers modernos. O jogador conta com um mapa gigantesco que serve de dungeon, e a cada esquina pode contar com um inimigo ou desafio diferente para o jogador.

About Marcos Tirso

O guaxinim e co-fundador do Bichos Geeks!
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.