Alguns personagens do Habitica RPG

Habitica RPG: Um Mistura de Jogo com Agenda – Review

Olá, bichos! Hoje trago uma resenha do Habitica, um jogo que te recompensa de maneira lúdica pelas tarefas e objetivos que você cumpre na vida real. Você já pode ter ouvido falar em aplicativos com propostas semelhantes em categorias de auto-aperfeiçoamento, motivação, gerenciamento de tempo ou gamificação.

Introdução

O Habitica foi criado por Tyler Renelle em 2012 e era uma planilha de Google Docs com células coloridas e fórmulas, chamada HabitRPG. O criador imaginou o projeto quando estava lendo sobre técnicas de produtividade. Em 2013 a equipe do jogo conseguiu U$41,191 no Kickstarter para trabalhar em tempo integral no projeto e criar muitas das features que vemos hoje, como montarias, medalhas, páginas de perfil, tags, traduções, nível de dificuldade em tarefas, mais artes, classes, entre outros. Em 2015 o Habitica recebeu um novo nome e identidade visual.

Jogo de RPG que combina funções de aplicativos de produtividade e motivação pessoal

Como Funciona – As Tasks

Essa é a parte principal do game.  Você pode cadastrar 3 tipos de tarefas no Habitica, ganhando Gold e experiência à medida em que as realiza. Tarefas negativas ou não realizadas te fazem perder pontos de vida.

  • Habits: Hábitos diários. São as coisas sobre as quais você pretende trabalhar diariamente e ser recompensado (ou punido.) Olhando na coluna acima, você verá os símbolos de + e – ao lado dos hábitos, que você ativa de acordo com a maneira como realizar uma tarefa. Um exemplo é que a pessoa acima escolheu cadastrar o hábito de fumar, e se pune cada vez que fumar um cigarro.Você também pode cadastrar hábitos que apenas te recompensem (comer vegetais), ou mistos (+, subir a escada ou ir de elevador, -)
  • Dailies: São as tarefas que, se não completadas, ao longo do dia te punem. Elas são resetadas no dia seguinte, e você precisa completá-las novamente. Bom para hábitos como se exercitar, tomar remédio, cuidar da pele, etc.
  • To-Dos: São os objetivos. A diferença é que eles nunca te punem, e apenas ficam ali esperando ser completados. São coisas como estudar para um teste, terminar um projeto ou não esquecer de comprar algo. Cada um deles pode receber uma lista de itens a serem completados (como fases de um projeto), e quanto maior essa lista, mais dinheiro o to-do te dá quando completo. Obs: Quase fiquei rica no Habitica quando terminamos de montar o Bichos Geeks para lançamento, de tão grande que era a lista do To-do.

Não há regras para os tipos de coisas que você pode cadastrar no Habitica. O jogo começa, porém, com algumas tarefas básicas cadastradas como exemplo, para te ajudar a decidir seu estilo de jogo.

É a sua oportunidade de ganhar dinheiro fazendo cocô. Já pensou nisso? 

Gold e Gems

Com a moeda corrente comum do jogo, o Gold, é possível comprar equipamentos melhores para o seu personagem, poções de vida, algumas quests e cartõezinhos para interagir com outros jogadores. Dá para falar com eles por mensagem particular, mas os cartões funcionam como um “mimo” adicional.

Outra moeda são as Gems, o dinheiro premium do jogo: Elas compram ovos de animais e rações (que você não pode comprar com Gold, mas ganha randomicamente quando realiza tarefas), além de equipamentos únicos. Tenho vários traumas com Gold/premmy stuff da época dos MMOs e de jogos casuais abusivos *cóf* ZYNGA *cóf,* mas o sistema premium do jogo não faz diferença na vida de quem não compra gems, e ninguém ganha uma vantagem desleal diante dos outros jogadores por investir dinheiro real no projeto. É possível ganhar Gems realizando desafios e sorteios pela comunidade.

Animais são uma característica puramente cosmética do jogo, mas bem divertida e acessível. Realizando tarefas você recebe ovos, poções coloridas e comidas aleatórias que servem para criar animais e transformá-los e montarias. Essas poções coloridas são como os pincéis do Neopets (mas só podem ser usadas uma vez, para o pet nascer na cor desejada.)

Ovos de animais de estimação no Habitica RPG

Guilds e Challenges

Existem guilds focadas em diversos interesses, gostos e condições, desde meditação, arte, games e grupos de estudantes até comunidades de pessoas com síndromes específicas ou convivendo com a depressão.

Tais guildas funcionam com grandes chats, e elas também promovem as challenges, que são os desafios onde geralmente o grupo adiciona tarefas novas à sua lista de tasks, e passados alguns dias uma ou mais pessoas (dentre quem fez as tarefas razoavelmente bem) são sorteadas para ganhar Gems.

Existe uma guild específica para quem está procurando party também.

Parties e Quests

Parties tem a mesma interface visual das guilds e também funcionam como chat + challenges. A diferença está na possibilidade de fazer quests junto com a sua equipe. Existem 2 tipos de quest: Coleta e bosses. As de coleta contabilizam as tasks diárias realizadas por todos e finalizam o seu dia informando que você coletou x itens para a party; enquanto que os bosses também levam em consideração as tasks de todos, mas para saber quanto dano a party causa no monstro, e vice-versa: Uma equipe que está em “sintonia” e não esquece de dailies, faz to-dos e bons hábitos vai se sair muito melhor do que uma equipe que está na folga. Mesmo se uma ou duas pessoas estiverem se esforçando muito para fazer um bom dia de tarefas no Habitica, se o resto da equipe não estiver bem, todos perderão bastante HP nos combates.

Gosto bastante dessa feature! É um estilo de jogo interessante para quem se sente pressionado a ser mais diligente nas tarefas para poupar o HP dos amigos. Quando percebemos que um dos jogadores da equipe está dando abertura para muito dano de algum boss, perguntamos se ele(a) está bem, se precisa de ajuda, etc. Isso também atrai uma comunidade de jogo bem motivacional e positiva.

Penalidade de morte no app de produtividade Habitica
Você morreu! E agora? – O personagem perde um nível, TODO o Gold e um equipamento aleatório.

Classes

Por fim, a partir do nível 10 é possível escolher entre ser um mago, curandeiro, guerreiro ou ladino. As diferenças são estéticas e no tipo de habilidades do seu personagem, tanto para jogar solo quanto para em parties. Sou uma guerreira, portanto posso usar habilidades para aumentar a chance de ganhar mais experiência ao realizar tarefas, buffar a mim ou à equipe para causar mais dano em bosses , ou aumentar a nossa constituição para perder menos vida quando não realizarmos alguma tarefa positiva. Rogues podem ganhar mais itens ao realizar tarefas, e curandeiros podem recuperar a vida de todos os membros da party. São indispensáveis em equipes grandes.

E a Tradução?

Por ser um game de código aberto, há diversos usuários que se voluntariam para criar artes, textos e outras features do jogo. Isso também inclui as traduções! Curiosamente, no exato dia em que eu comecei a escrever este artigo foi lançada a tradução do aplicativo em português.

Atualização: Teste o aplicativo em português e nem tudo está traduzido ainda, só a interface principal. Quests ainda estão em inglês. Ainda assim, vejo o volume de atualizações do programa e tenho confiança de que uma hora teremos o Habitica completamente em português.

Você pode entrar no blog do game para acompanhar o desenvolvimento coletivo de outras fetures.

Vale a pena?

Sim! Gosto de como o jogo pode oferecer uma experiência completa mesmo que você não se aprofunde nele. Você monta o jogo de acordo com o seu ritmo e vontades. É possível tanto entrar poucas vezes por semana para preencher hábitos diários, quanto participar diariamente de interações com a comunidade, criar pets e fazer listas intrincadas de To-Dos, separar tarefas por grupos de tags, etc.

As artes são bonitinhas. Não dei um 10 sólido pois, como há muitos artistas colaboradores, não me agrada muito como as artes não tem um ar homogêneo. Percebo isso principalmente no estilo de desenho de cada raça de pets. Ainda assim, é um detalhe mínimo e o jogo cumpre o que propõe. Curiosidade: O Habitica usa alguns assets de outros jogos de código aberto, como o Browser RPG.

O Habitica tem aplicativos para Android e iOS. Gosto bastante do aplicativo de Android, mas ele ainda não tem todas as features do site. Você ainda pode baixar o app antigo aqui.

No mais, acho o conceito do aplicativo bem interessante para quem está estudando sobre jogos educativos, gamificação ou a idéia de “serious games.” Ele também pode ser uma maneira bacana e leve de introduzir jogos, RPG e apps para alguém que não tem vivência com eles e/ou se sente intimidado(a) por essas coisas.

 

About Juliane Hernandes Barone

Oi! Pode me chamar de Cabrita ou Ane. Sou ilustradora freelancer e co-fundadora do Bichos Geeks, que é tipo o meu filhote. Posto minhas ilustrações neste outro site.

Habitica RPG

Habitica RPG
9.5

Funcionalidade

9/10

    Arte

    10/10

      Comunidade

      10/10

        Oportunidade única de ganhar dinheiro fazendo cocô

        10/10

          Prós

          • Aplicativo de produtividade completo e divertido.
          • O jogador escolhe se quer apenas realizar as tarefas, ou entrar na parte de roleplay, questing e da comunidade. Tudo é muito bem integrado.
          • Por ter o código aberto, ele recebe conteúdo novo constantemente e aceita diversas maneiras de colaboração, recompensando os colaboradores com itens ingame.
          • Viciante!

          Contras

          • O novo app de smartphone ainda não tem todas as features do site
          • Às vezes o servidor fica irresponsivo e você não consegue realizar as tarefas, ou perde itens
          Compartilhe:
          •  
          •  
          •  
          •  
          •  
          •  
          •  
          •  

          Comente

          O seu endereço de e-mail não será publicado.