Guia Geral de Pokémon Go

Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada para android e iOS que permite capturarmos Pokémon em locais reais! Ele é desenvolvido pela Niantic e foi lançado dia 07/07/2016 nos Estados Unidos.

Pokémon Go no Brasil

3 agosto de 2016: O app foi liberado! <3 Ainda não funciona em todos os celulares, oficialmente (como o Zenfone da Cabrita :C ), então tenhamos mais um pouco de paciência. Outra alternativa é vocês testarem mirrors não oficiais (e como os apps já tem servidores no Brasil agora, usá-los pode ser mais seguro), mas falamos dos riscos deles abaixo:

12 de julho de 2016: O app ainda não está disponível por aqui, assim como ainda nem funciona em certos processadores e modelos de celular (como os Zenfone, que tem processador intel), então há brasileiro(a)s baixando versões não oficiais de .apks por aqui. Há alguns riscos:

  • Versões não oficiais podem conter malware;
  • Os Pokémon podem não aparecer no seu mapa, assim como outros pontos e locais que comumente aparecem no app oficial;
  • Quando o app oficial for lançado (e esperamos que seja logo!), você fica entre continuar com a versão mirror ou baixar a nova;
  • Risco de ser banido(a) do jogo pela Niantec, a desenvolvedora do app. Não há pronunciamentos oficiais sobre isso, mas é bom pensar nesse risco sempre.

Enfim, vamos ao resto do guia!

Pokémon Go… No PC!

O bicho Rafael Rocha nos apontou que já tem gente até fazendo funcionar o Pokémon Go no PC. Ele também mostrou um guia que explica como preparar tudo. Não testamos este método então não há como ajudar vocês em muitas dúvidas.

Pois é. Estamos lendo guias de Pokémon Go e até preparando esses artigos para vocês, enquanto aguardamos ansiosamente para jogar no lançamento oficial no Brasil. O que virou até uma piada entre a gente:

Eu escolhi esperar pokemon go brasil

 

Início

contas do pokemon go

Após baixar o app, o jogo vai te pedir para se registrar com sua data de aniversário e pedir acesso à sua localização e conta Google. Aqui, você pode controlar algumas das coisas às quais Pokémon Go pede acesso, como o seu Google Drive. Ao invés de logar com uma conta Google, você também pode usar ou criar uma conta no Pokémon Trainer Club.

Então você segue para a customização do seu personagem! Você pode escolher um nome, um corpo feminino ou masculino, além de opções de cabelo, tom de pele, olho e roupas.

Pokemon go arte
Professor Willow, em fanart de Ryan James Neal: http://ryanjneal.tumblr.com/

Pokémon iniciais

Você será então apresentado(a) ao professor Willow! Ele lhe dará algumas Pokébolas e te apresentará as escolhas para os 3 Pokémon iniciais. Aqui, você tem a chance de pegar um Pikachu! É só andar (fisicamente mesmo) para longe de charmander, bulbassauro e squirtle e esperar que eles reapareçam na sua frente até o Pikachu aparecer junto com eles. Veja mais detalhes no nosso post sobre como pegar o Pikachu.

Explorando o mapa

Andando por locais reais com seu celular, você verá animaçõezinhas de grama se mexendo pelo mapa. Uma barra no canto inferior direito da tela também pode indicar os tipos de pokémon daquela área, assim como dar uma ideia da distância deles com relação a seu celular.

guia de pokemon go - interface

  • Update: Esta opção das pegadas foi removida recentemente. Clicando na barra, você verá mais detalhes sobre os pokémon disponíveis na área. As marcas de pegadas ao lado deles indica a distância. Uma pegada significa que eles estão perto, enquanto três indicam que você deve andar mais.

Capturando Pokémon

É só clicar no pokémon que aparecer no seu mapa, iniciando um modo de “batalha” onde ele fica mais próximo e ativa a câmera do seu celular. Aqui, não há uma batalha de verdade, e tudo que você deve fazer é usar o swipe para atirar a pokébola no bicho.

  • Arraste a bola até um ponto um ponto mais alto do que a cabeça do Pokémon. Se não der certo, tente ir mais alto. Você pode treinar isso logo na captura do seu Pokémon inicial, jogando a bola bem baixo e subindo gradativamente. Eu arrastava a Pokebola até o meio do círculo achando que daria certo, e perdi várias Pokebolas no começo do jogo. Depois vi que tinha que jogar mais alto.
  • Círculos coloridos aparecem em volta do Pokémon assim que você segurar o ícone da pokébola. Os verdes indicam que eles são fáceis de capturar, e os vermelhos indicam que eles são mais resistentes.
  • No caso de um pokémon vermelho, você verá que o círculo fica mudando de tamanho. Jogue a pokébola quando o círculo estiver do menor tamanho possível.
  • Se você segurar e girar a Pokébola rapidamente, vai ativar uma jogada curva. É bem difícil acertar os Pokémon assim, mas a captura bem-sucedida te dará mais pontos de experiência.
    • Capturar os bichos com um círculo pequeno também te dá mais bônus por captura, pois ela é considerada mais habilidosa pelo jogo.
  • Às vezes o jogo pode mudar aleatoriamente (pelo que sabemos por enquanto) a trajetória da sua pokébola. O jeito é tentar de novo.

A ordem de dificuldade é verde > amarelo > laranja > vermelho.

  • Pokémons de tipos diferentes aparecem não só em áreas diferentes (áreas com água tendo pokémons tipo água, por exemplo) como em horários diferentes. Sair à noite pode render capturas de bichos noturnos, como a Clefairy ou o Glastly.

Conseguindo mais Pokébolas

As pokébolas do jogo são finitas, e você pode consegui-las de 2 maneiras:

  1. Comprando-as com dinheiro real
  2. Encontrando PokéStops pelo mapa, que te dão itens de graça. Estas áreas são representadas por ícones azuis no seu mapa. Estes itens também podem ser ovos, candies e poções, por exemplo.
  3. Bônus: Alguns sites dizem que é possível recuperar as bolas que caem no chão ao tocar nelas, mas não conseguimos fazer isso dar certo nenhuma vez. Também vimos alguns jogadores mais experientes confirmando que o truque não funciona. Se deu certo para você, nos avise!
guia de pokemon go - Pokestops de cor violeta significam que você já passou por ali e pegou todos os itens disponíveis, por enquanto.
Pokestops de cor violeta significam que você já passou por ali e pegou todos os itens disponíveis, por enquanto.

Seus Pokémon, status e ações

pokemon-go-fire-pokemon

Clicando em seus Pokémon, você pode:

  • Trocar o nome deles e ver suas habilidades;
    • Os dois ataques mostrados são o básico e o especial (ativados com um toque na tela ou segurando o toque na tela, respectivamente, na hora da batalha. Falaremos mais sobre batalhas abaixo;)
  • Melhorar suas habilidades com itens como Stardust e Candy;
  • Evoluir o pokémon (também precisa de Candies);
  • Transferir o bichinho para o professor Willow.
    • A transferência remove o pokémon da sua coleção e te dá Candies específicos para aquele tipo. Pode ser bom fazer isso quando você tem vários pokémon repitidos e deseja trocar os mais fracos por doces.
  • CP (combat power/points): Este número indica o poder do pokémon em batalha. Aumentá-lo também aumenta o HP.

Os tipos de pokémon em Pokémon Go

Bug, Dark, Dragon, Electric, Fairy, Fighting, Fire, Flying, Ghost, Grass, Ground, Ice, Normal, Poison, Psychic, Rock, Steel, and Water.

Itens

Itens podem ser adquiridos de diversas maneiras! Uma importante de citar é que a cada nível novo de treinador, você recebe algumas coisas. No nível 5, por exemplo, você recebe 20 pokébolas, 10 poções, 10 revives e um incenso.

  • Poções: Podem ser usadas para recuperar 20 pontos de vida do seu pokémon;
  • Revive: Revivem seu bichinho, além de recuperar metade da vida dele;
  • Incensos e Lure Modules: Servem para atrair mais pokémon para a sua área. Duram 30 minutos. Os Lure Modules trazem pokémon que serão visíveis para outros jogadores também!
    • Você pode usar o incenso até parado(a) na sua casa, e algun bichos aparecerão. Não muitos (5 a cada meia hora?), então recomendamos andar por aí com o incenso, se possível.
  • Lucky Egg: Bônus de experiência por 30 minutos
  • Razz Berries: Selecione os berries na tela de captura de um pokémon, e a captura ficará mais fácil.
  • Candy e stardust: Aumentam o CP e HP. São encontrados capturando pokémon, em PokeStops, gastando dinheiro real ou transferindo seus bichos (eles serão permanentemente excluidos da sua coleção!) para o professor Willow, em troca de Candies daquele tipo específico de Pokémon.
  • Eggs: Carregar os ovos numa incubadora faz com que eles eclodam e revelem um pokémon novo para a sua equipe, após um número específico de passos. Um carro andando devagar (além do ovimento do celular que simule uma caminhada) podem enganar o seu jogo e fazer com que ele conte “passos” para eclodir seu ovo.
    • Um pokémon nascido de um ovo te dá XP e muitos Candies para aquele pokémon.
  • Incubators: Servem para os ovos. Você começa com uma incubadora de uso infinito, e pode comprar algumas em lojas (estas geralmente tem usos limitados.)
  • Great Balls e Ultra Balls: Estas versões mais fortes das pokébolas comuns ficam disponíveis em diversos locais a partir do nível 12 e 20, respectivamente.

Ginásios e as equipes Mystic, Valor e Instinct

A partir do nível 5 você pode entrar nos ginásios e participar de batalhas! Primeiro, escolha uma entre as 3 “facções” do jogo, que são equipes onde os jogadores batalham entre si. São elas; Team Mystic, Team Valor e Team Instinct:

guia de pokemon go - Equipes de ginasio

  • Por enquanto, as diferenças entre cada equipe são puramente estéticas.

Ir em ginásios ocupados por equipes diferentes da sua permite batalhar (e até ganhar o ginásio para a sua equipe e se tornar o líder daquele ginásio!), e ir em ginásios da sua equipe te permite treinar junto do líder da área.

  •  À medida em que você ganha batalhas dentro de um ginásio, você diminui os pontos de prestígio dele;
    • o ginásio pode te “expulsar” dali algumas vezes. Desafie-os novamente!
    • Quando o nível de prestígio chegar a 0, você pode se tornar o novo lider de ginásio (caso seja o primeiro(a) a fazer o pedido), assim como transferí-lo para a sua equipe;
  • Você pode deixar pokémon em ginásios para defendê-los de outros treinadores. Enquanto eles estiverem nos ginásios, você não poderá utilizá-los. Os pokémon só saem dos ginásios quando forem derrotados por outro treinador;
  • Tenha uma equipe de pokémon com pontuação alta em HP e CP antes de entrar em um ginásio inimigo. Escolha também tipos que sejam mais fortes contra os que se encontram no ginásio;
  • Ser membro de um ginásio te dá bônus como Candy, Pokébolas e dinheiro a cada 24h;
  • Deixar mais pokémon nos ginásios pode garantir que você seja membro deles por mais tempo (afinal, pode demorar mais para que os outros te derrotem e te expulsem dali;)

Batalhas

  • As batalhas acontecem em tempo real;
  • Toque a tela para fazer um ataque básico;
  • Quanto a barra azul abaixo do seu pokémon estiver completa, toque e segure a tela para um ataque mais forte;
  • Dê “swipe” para a direita ou esquerda para desviar dos ataques dos inimigos.
  • Planeje a ordem da sua equipe de pokémon antes da batalha. Trocá-los durante a batalha, assim como nos outros jogos da franquia, praticamente dá um “ataque de graça” para o seu inimigo;
  • Seus ataques especiais são mais fortes, mas deixam seu pokémon mais vulnerável aos ataques inimigos por um tempo. Ou seja, quando o inimigo estiver carregando um ataque, essa é uma das melhores horas para atacá-lo!
  • Recuperando a vida dos seus pokémon: Só pode ser feito depois da batalha, e com itens. Perder uma batalha num ginásio de aliados, enquanto vocês treinam, apenas diminui o HP do pokémon para 1 ponto. Perder batalhas em ginásios inimigos derrota o seu pokémon de vez.

Mais guias e links

Soluções para quem está sem sinal GPS no Pokémon GO

Veja como ter um Pikachu no Pokémon Go.

Já ouviu o nosso podcast sobre os jogos de Pokémon? Você pode ouvir enquanto confere o resto do post, ou acessar o post do nosso episódio com todas as informações.

About Juliane Hernandes Barone

Oi! Pode me chamar de Cabrita ou Ane. Sou ilustradora freelancer e co-fundadora do Bichos Geeks, que é tipo o meu filhote. Posto minhas ilustrações neste outro site.
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

2 comments

    1. Não testamos o método, mas colocamos lá o link para o guia com todos os passos. Obrigada!
      (também não jogamos ainda. Ficamos só lendo as wikis e guias para estudar a vida de treinador(a) pkmn.)

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.