Como encontrar o Missingno no Pokémon Red e Blue para 3DS

Quem é esse MissigNo?

MissingNo (de “número não encontrado”) é um dos glitches ou defeitos mais conhecidos da série Pokémon, que foi feito pela equipe Game Freak! Causado pela exploração da programação do jogo em três gatilhos, o glitch pode multiplicar os itens do jogador e alterar de diversas maneiras o código do jogo, até mesmo corrompendo os dados do Hall da Fama. Veja como encontrar o MissingNo no Pokémon mais abaixo!

Quais são os Gatilhos que o causam? Por quê?

O Pokémon tem um buffer de dados que é consultado na hora de gerar as batalhas aleatórias, mas isso não acontece na costa de Cinnabar Island, que gera Pokemóns de acordo com suas batalhas anteriores (e não uma lista com os encontros da área.)

Lembra do tutorial do velho que te ensina a pegar um Weezer? Esse tutorial cadastra o nome do seu jogador em valores hexadecimeis nesse buffer de dados consultados para as batalhas, enquanto muda o seu nome e aparência temporariamente para às do velhinho. É uma solução de programação que não tem efeitos perceptíveis num jogo normal, mas abre a brecha para a exploração dos pokémons que aparecem em Cinnabar

Sendo assim, se o jogo consultar o valor hexadecimal do seu nome para gerar um combate (o que acontece apenas em Cinnabar), ele não encontrará um Pokémon correspondente àqueles valores estranhos aos dados da memória, então tentará gerar algo o mais parecido possível com um Pokémon: o Missingno! É por isso que quem explora este glitch pode encontrar outros Pokémons (com niveis altíssimos, até) ou outras aparências para o MissingNo.

Aparências diferentes do Missingno no Pokémon
Alguns sprites diferentes que o MissingNo pode usar

O que ele faz?

  • Após encontrar o MissingNo, o item que estiver na posição 6 do seu inventário terá 128 unidades. Este é o efeito mais buscado pelos jogadores.
  • O Hall of Fame pode ser corrompida permanentemente. Capturar o MissingNo corrompe a Hall of Fame na certa. É aconselhável apenas fugir da batalha (já é suficiente para multiplicar os itens) ou derrotá-lo.
  • Diversos defeitos gráficos aparecerão na tela temporariamente. Números de itens acima de 99 aparecerão em caracteres estranhos até serem reduzidos a 99 para baixo, pois o Pokémon não interpreta números itens acima deste valor.
Hall da fama permanentemente corrompido pela captura do missingno no pokemon
Gráficos corrimpidos do Hall of Fame

Passos para encontrá-lo:

Preparação: Caso queira usar o glitch para multiplicar itens, coloque o item desejado na sexta posição da sua bag (sugestão: Nuggets, Rare Ccandies, Ultra Balls….). Tenha Fly e Surf. Veja como conseguir estes HM aqui!

  1. Vá para Viridian City e fale com o Old Man, que fica na parte norte da cidade e te ensina a capturar um Pokémon. Diga que não está com pressa e veja a lição.
  2. Use o Fly imediatamente para ir a Cinnabar Island e ande até a costa leste.
  3. Use Surf nessa costa, e nade apenas nessa faixa vertical encostada na terra, tal como mostrado na imagem abaixo.
  4. Você pode encontrar alguns Pokemóns de nível alto nessa faixa, e uma hora terá um encontro com o MissingNo. Lembrando: Não o capture, ou seu jogo pode ser corrompido. Basta fugir da batalha ou derrotá-lo para que seus itens sejam duplicados.
  5. É possível repetir este glitch mais de uma vez! Bacana, né?

Área do Missingno no Pokémon

 

Legado

A partir do momento em que a Nintendo divulgou a existência do MissingNo na edição de maio de 1999 da Nintendo Power, alertando os jogadores para não o procurarem, o efeito foi contrário: As pessoas começaram a compartilhar e até vender dicas sobre como encontrar o mesmo, e os jogadores passaram a explorar intencionalmente a programação do jogo. A febre do MissingNo foi tão grande que virou estudo de sociologia, programação e teoria dos jogos em diversos lugares.  Seguem algumas referências, para quem quiser se aprofundar mais:

  • Pikachu’s Global Adventure: The Rise and Fall of Pokémon, de Julian Sefton-Gren
    • O livro conta a história do desenvolvimento dr Pokémon e aborda tópicos como a publicidade infantil, o amor oriental pelas coisas fofas e coleta de insetos, a localização dos jogos no resto do mundo (e a censura da violência e sexo do desenho), o valor educacional de Pokémon, entre outros tópicos. Também há uma análise do MissingNo nele!
  • Playing with Videogames, de James Newman

Já ouviu o nosso podcast sobre os jogos de Pokémon? Você pode ouvir enquanto confere o resto do post, ou acessar o post do nosso episódio com todas as informações:

No cast, falamos sobre a história do desenvolvimento da franquia, falamos sobre a fama de Pikachu e mostramos que o plural de Pokémon não tem “s” no final!

About Doninha S.

A Doninha gosta de cavucar os detalhezinhos de jogos variados e vir escrever dicas para os leitores do Bichos Geeks.
Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.